Um incêndio de grandes proporções atingiu duas fazendas e queimou 14 toneladas de cana, em Dourados. O combate ao fogo foi prejudicado por conta do vento forte e calor intenso, que fez com que as chamas se alastrassem rapidamente.
De acordo com o boletim de ocorrência, o incêndio começou por volta das 11h, às margens da BR-463, na saída para Ponta Porã, e se alastrou para as fazendas Caçula e São Marcos, sendo uma delas arrendada pela usina São Fernando, enquanto a outra é fornecedora de cana para a usina.
Na Fazenda Caçula foram queimadas quatro toneladas de cana em produção e 800 hectares de soqueira de cana, que são as raízes que sobram dentro e fora da terra após o corte, em uma altura de 30 centímetros, além de queimar 20 metros de mangueira de irrigação.
Já na Fazenda São Marcos, arrendada pela usina, incêndio destruiu 10 toneladas de cana e aproximadamente 500 hectares de soqueira de cana.
Corpo de Bombeiros foi acionado para o combate das chamas, assim como a Defesa Civil. Mais de quatro caminhões pipa foram enviados ao local e o trabalho foi dificultado por conta de rajadas de vento de 30 km/h, que fizeram o fogo se alastrar.
Segundo o site 94 FM Dourados, boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apontou que a umidade relativa do ar atingiu 18% e a temperatura máxima 34°C ontem, no município. O tempo seco aumenta os riscos de queimadas.