
Azul vai cortar um voo por conta da reestruturação devido à crise, mas pode operar com o e-190 a partir de agosto. (Foto: Roberto Paridaen).
Dênes de Azevedo
Tramita na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) solicitação de mudanças na malha aérea da Azul entre Dourados e São Paulo (Campinas/Viracopos). São mudanças na numeração dos voos e pequenas alterações de horários. Como o Indicador Econômico já havia anunciado, dos três voos diários na semana ficarão apenas dois.
A novidade é que a empresa solicitou como aeronave alternativa o Embraer 190. Em 2014 a empresa chegou a solicitar a operação desse avião em Dourados, mas as autoridades aeronáuticas não autorizaram. Atualmente a empresa usa o ATR 72-600.
A Azul pede a exclusão de todos os seus voos para a partir do dia 17 de maio. Os voos com numeração nova são solicitados para início em 29 de agosto. Neste intervalo entre a exclusão e o início dos novos voos a empresa provavelmente opere com horários diferenciados, como faz todo ano por causa do inverno.
Como ficam os voos a partir de 29 de agosto:
– Voo 2668 – Parte de Campinas às 21h40 e chega a Dourados às 23h00, de segunda a sexta-feira;
– Voo 2665 – Parte de Dourados às 3h20 e chega a Campinas às 07h25, de segunda-feira à sábado;
– Voo 2664 – Parte de Campinas às 12h20 e chega a Dourados às 13h45, de segunda a sexta-feira;
– Voo 2669 – Parte de Dourados às 14h10 e chega a Campinas às 17h20, de segunda a sexta-feira;
– Voo 2962 – Parte de Campinas às 14h25 e chega a Dourados às 15h40, aos sábados.
– Voo 2921 – Parte de Dourados às 09h15 e chega a Campinas às 12h20, aos domingos;
– Voo 2946 – Parte de Campinas às 13h05 e chega a Dourados às 14h20, aos domingos;
– Voo 2905 – Parte de Dourados às 14h45 e chega a Campinas às 17h55, aos domingos.
O voo que a companhia opera no final da tarde, de segunda a sexta-feira, com chegada em Dourados às 17h45 e partida às 18h10, não consta nos novos pedidos. Provavelmente o corte faz parte do pacote anunciado pela empresa no mês passado. Aeronaves da Azul estão sendo repassadas para a portuguesa Tap, da qual a empresa brasileira é sócia. Com a crise no Brasil o transporte na Europa está mais rentável.
A Azul começou a operar em Dourados no dia 5 de outubro de 2012. Antes, apenas a Trip fazia voos para Campo Grande, Cuiabá, Cascavel e Curitiba.
A aeronave ATR 72-600 é um turbohélice, com capacidade de 70 assentos e voo em cruzeiro a 500 km/hora em média. Já o Embraer 190 é turbofan, com 118 assentos e velocidade de cruzeiro de 800 km por hora.
Passaredo
A Passaredo também está fazendo mudança de horário no voo diário faz entre Dourados e São Paulo (Guarulhos).
A Passaredo Linhas Aéreas fez uma pequena alteração na chegado do voo entre São Paulo (Guarulhos/Cumbica) e Dourados. A partir do dia 1º de abril o voo 2346 passará a operar com partida de Guarulhos às 22h05, pousando em Dourados as 23h30 (local), portanto, meia hora mais cedo.
A Passaredo opera a frequência de chegada, de domingo à sexta-feira, entre Dourados e São Paulo. O voo de retorno é o 2347, que continua no mesmo horário, decolando de Dourados às 4h e pousando em Guarulhos às 7h30, de segunda-feira a sábado.
(Com informações de dou-sbdo.blogspot.com.br)